terça-feira, 17 de junho de 2014

Como ocorre?



"Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.
Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão. O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo). Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas. Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos. A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias.
A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês. Três de cada quatro adolescentes têm acne. As alterações hormonais possivelmente causam o aumento da oleosidade da pele. Entretanto, as pessoas entre 30 e 40 anos também podem ter acne.

A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:

Alterações hormonais relacionadas à menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse;
Produtos oleosos, cosméticos para os cabelos;
Determinados medicamentos (como esteroides, testosterona, estrógeno e fenitoína);

Níveis altos de umidade e suor."




Consultado em outros blogs.

Tipos de Acne


"Acne vulgares (Acne Comum)
Características: presença de cravos e espinhas na face, pescoço, tronco e ombros. É típica nos adolescentes, e apresenta-se com diversos graus de gravidade:
- Acne comedônica: forma da acne onde predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos.
- Acne Pápulo-Pustulosa: Grande número de comedões, muitos deles inflamados. Não aparecem lesões com pus, ou quando surgem são em pequenas quantidades.
- Acne atrófica: Uma acne pápulo-pustulosa muito intenso, que evolui deixando pequenas cavidades e cicatrizes na pele.

Acne Pré-menstrual
Este tipo refere-se a lesões de acne que aparecem ou pioram durante o período anterior à menstruação nas mulheres (período pré-menstrual). Surge devido a alterações hormonais que ocorrem neste período do ciclo menstrual.

Acne Tropical
Variedade de acne especialmente intensa que ocorre em regiões tropicais, com clima quente e úmido. Caracteriza-se por afetar predominantemente as costas, nádegas e coxas.

Acne Cística (nódulo-cística)
Esta é a forma mais severa de acne com cravos (comedões), pápulas e pústulas e, especialmente, nódulos inflamatórios, abscessos dolorosos endurecidos e cistos com crostas ocasionais com sangue.

Acne Iatrogénica (medicamentosa)

É originada como consequência dos efeitos secundários de alguns fármacos (RAM (reação adversa ao medicamento)). O exemplo típico são os medicamentos corticosteróides (acne por esteroide), mas pode ser desencadeada por outras drogas, tais como os anabolizantes (esteroides androgênicos anabólicos), brometos, glicocorticoides, iodetos, isoniazida ou por contraceptivos orais."


Consultado em outros blogs.

Mitos e verdades


"MINANCORA:

VERDADEIRO. Ajuda a eliminar cravos e espinhas. Três formas de usar a pomada:
·        Noturna: lavar o rosto com água e sabonete, secar bem o rosto e aplica-la em todo o resto. Pela manha lavem bem o rosto novamente.
·        Gel secativo: lavar bem o rosto com água e sabonete, aplicar a pomada com cotonete em cima da espinha e friccione. Não precisa lavar o rosto.
·        Anti-acne: lavar o rosto (mesmo procedimento), secar, aplicar em todo o rosto e tirar após uma hora.

ANSIEDADE E ESTRESSE PIORAM A ACNE.

VERDADEIRO. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

CHOCOLATE PROVOCA ESPINHAS.

FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

INTESTINO PRESO E ACNE TÊM RELAÇÃO.

FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.

COSMÉTICOS EM EXCESSO PODEM PREJUDICAR A PELE E CAUSAR ESPINHAS.


VERDADEIRO. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso."


Consultado em outros blogs.