sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Entrevista

  1.   Qual é o pior estágio da acne?
  2.   Cada paciente é diferente, mas existe algum tratamento que se aplique a todos?
  3. Acne é curável?
  4.  Qual o tratamento mais forte?
  5.   Existe algum (s) cosmético (s) que ajuda?
  6.    A alimentação saudável também é um fator fundamental na ajuda da prevenção e do tratamento da acne?
  7. Cite alguns mitos e verdades.
  8. Qual o papel dos hormônios?






segunda-feira, 20 de outubro de 2014

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cronograma 2014

Mês
Ação
Março
Correção e entrega da monografia.
Abril
Correção, entrega da monografia e revisão bibliográfica.
Maio
Correção, entrega da monografia e palestra na escola Manoel Alcides Cunha.
Junho
Entrevista com dermatologistas.
Julho
Recrutamento de grupo para experiências com dicas e cardápio saudável.
Agosto
Montagem e publicação do artigo.
Setembro
Montagem e publicação do artigo.
Outubro
Montagem e publicação do artigo.
Novembro
Apresentação artigo.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Como ocorre?



"Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.
Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão. O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo). Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas. Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos. A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias.
A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês. Três de cada quatro adolescentes têm acne. As alterações hormonais possivelmente causam o aumento da oleosidade da pele. Entretanto, as pessoas entre 30 e 40 anos também podem ter acne.

A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:

Alterações hormonais relacionadas à menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse;
Produtos oleosos, cosméticos para os cabelos;
Determinados medicamentos (como esteroides, testosterona, estrógeno e fenitoína);

Níveis altos de umidade e suor."




Consultado em outros blogs.

Tipos de Acne


"Acne vulgares (Acne Comum)
Características: presença de cravos e espinhas na face, pescoço, tronco e ombros. É típica nos adolescentes, e apresenta-se com diversos graus de gravidade:
- Acne comedônica: forma da acne onde predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos.
- Acne Pápulo-Pustulosa: Grande número de comedões, muitos deles inflamados. Não aparecem lesões com pus, ou quando surgem são em pequenas quantidades.
- Acne atrófica: Uma acne pápulo-pustulosa muito intenso, que evolui deixando pequenas cavidades e cicatrizes na pele.

Acne Pré-menstrual
Este tipo refere-se a lesões de acne que aparecem ou pioram durante o período anterior à menstruação nas mulheres (período pré-menstrual). Surge devido a alterações hormonais que ocorrem neste período do ciclo menstrual.

Acne Tropical
Variedade de acne especialmente intensa que ocorre em regiões tropicais, com clima quente e úmido. Caracteriza-se por afetar predominantemente as costas, nádegas e coxas.

Acne Cística (nódulo-cística)
Esta é a forma mais severa de acne com cravos (comedões), pápulas e pústulas e, especialmente, nódulos inflamatórios, abscessos dolorosos endurecidos e cistos com crostas ocasionais com sangue.

Acne Iatrogénica (medicamentosa)

É originada como consequência dos efeitos secundários de alguns fármacos (RAM (reação adversa ao medicamento)). O exemplo típico são os medicamentos corticosteróides (acne por esteroide), mas pode ser desencadeada por outras drogas, tais como os anabolizantes (esteroides androgênicos anabólicos), brometos, glicocorticoides, iodetos, isoniazida ou por contraceptivos orais."


Consultado em outros blogs.

Mitos e verdades


"MINANCORA:

VERDADEIRO. Ajuda a eliminar cravos e espinhas. Três formas de usar a pomada:
·        Noturna: lavar o rosto com água e sabonete, secar bem o rosto e aplica-la em todo o resto. Pela manha lavem bem o rosto novamente.
·        Gel secativo: lavar bem o rosto com água e sabonete, aplicar a pomada com cotonete em cima da espinha e friccione. Não precisa lavar o rosto.
·        Anti-acne: lavar o rosto (mesmo procedimento), secar, aplicar em todo o rosto e tirar após uma hora.

ANSIEDADE E ESTRESSE PIORAM A ACNE.

VERDADEIRO. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

CHOCOLATE PROVOCA ESPINHAS.

FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

INTESTINO PRESO E ACNE TÊM RELAÇÃO.

FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.

COSMÉTICOS EM EXCESSO PODEM PREJUDICAR A PELE E CAUSAR ESPINHAS.


VERDADEIRO. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso."


Consultado em outros blogs.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Acne Vulgar

Acne vulgar é uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Ela afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula formando comodões abertos (cravos pretos)  que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
A acne vulgar não é contagiosa. A doença se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.

Dr. Drauzio Varella.




Desculpem-nos. Sem querer excluímos a primeira publicaçao do blog, mas aí está ela novamente.

Uso de ácidos no tratamento da Acne

Ácido salicílico

ácido salicílico é muito utilizado pela sua ação queratolítica, ou seja, ele é capaz de romper ligações queratínicas da pele, levando a seu afinamento e aliviando cicatrizes e rugosidades. Por seu efeito esfoliante, ele também é coadjuvante no tratamento da acne, dermatite seborreica - doença que causa vermelhidão e descamação da pele e, que quando afeta o couro cabeludo, é chamada de caspa -, além de doenças que causem com espessamento da pele, como a psoríase. 

Ácido azelaico

"O ácido azelaico é muito utilizado para o tratamento da acne, principalmente por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias", explica Ricardo Limongi. "Além disso, essa substância também é despigmentante, ou seja, clareia manchas, o que o torna uma ótima recomendação para as acnes que deixam a pele manchada". 

Ácido retinoico

"O ácido retinoico (ou tretinoína ou vitamina A ácida) é considerado padrão ouro no tratamento da acne grau 1 - que apresentam-se como cravos inflamados - e do fotoenvelhecimento, com evidências científicas muito sólidas de sua eficácia", explica Ricardo Limongi. "Por suas propriedades de afinar a pele e por aumentar a renovação celular, pode realmente produzir resultados terapêuticos espetaculares". 
Ácido glicólico
O ácido glicólico também diminui o espessamento da pele, e é muito utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, acne e estrias. É uma alternativa menos irritante ao ácido retinoico. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20%, preparado em formulações manipuladas nas mais diversas concentrações ou utilizado no consultório para peelings químicos até 70%. 

Ácido mandélico

O ácido mandélico é encontrado em dermocosméticos, também pode ser preparado em formulações manipuladas e, mais raramente, utilizado para realização de peeling químicos em consultório. "Sua principal ação é despigmentante: é indicado essencialmente no tratamento do melasma, isolado ou associado a outras substâncias com a mesma ação", explica Ricardo Limongi. "É menos eficaz que o glicólico, por isso menos utilizado e indicado essencialmente para pacientes que não toleram bem o glicólico". 

Informaçoes obtidas no blog minhavida. Para ter mais informaçoes acesse o blog: http://www.minhavida.com.br/

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Acne na Gravidez




A gestação é uma fase de profundas alterações hormonais, metabólicas e vasculares e, como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças. Mas, dá para manter seu vigor e beleza

Os médicos são unânimes: a acne na gravidez costuma ser de evolução imprevisível. Apesar de ocorrer uma hiperatividade das glândulas sebáceas nesse período, o problema não é frequente. Pelo contrário, algumas mulheres chegam a relatar melhora nas condições da pele. Isso se deve ao fato de a doença ser multifatorial, ou seja, um conjunto de  aspectos hereditários, genéticos e hormonais é que determinam a predisposição da mulher a apresentá-la.



por: Bebe.com



Algumas conclusoes: Acne



Sabemos que, na maioria dos casos, a acne é provocada pelos hormonios e má alimentaçao.

 O chocolate, as batatas-fritas e as nozes por si só, nao causam espinha, somente ajudam na piora da mesma.
Não existem medicamentos para prevenção da acne e sim para o seu tratamento.
Fatores emocionais podem ser agravantes, pois eles fazem com que nosso organismo libere alguns tipos de hormônios que facilitam o surgimento da acne.



segunda-feira, 7 de abril de 2014

Informações básicas para evitar a acne



     Evitar alimentos gordurosos, cacau e seus derivados, alimentos cárneos, amendoim, nozes,  castanhas e amêndoas permitirá que o tratamento seja mais satisfatório.
     Usar alimentação natural, composta de alimentos ricos em fibras, depurativos do sangue e saladas verdes cruas podem ajudar a prevenir a acne.
       Beber água pura e fresca em abundância facilita a limpeza intestinal e evita o surgimento de  erupções na pele.
     Lavar o rosto duas vezes ao dia, para remover as impurezas que são produzidas pela própria pele e também as que são depositadas pelo ambiente melhorará o aspecto geral da pele.