Entrevistas

Karine Beneduzi da Silva
NUTRICIONISTA - CRN2 7832

Caroline Mendes Dal Santi Sanches
MÉDICA – CRM 37200

1)    A acne é considerada um problema de saúde?
A acne é considerada uma enfermidade local, que atinge os chamados folículos pilos sebáceos, que são os poros onde nascem os pelos e a gordura da pele. Porém é mais importante levar em consideração os casos mais graves, onde há processo inflamatório envolvido ou quando é intensa e traz problemas de autoestima ou ainda que deixem cicatrizes.

2)    As pessoas acima do peso são mais propensas a ter espinhas?
Indivíduos com excesso de peso não possuem maior pré-disposição para o aparecimento de acne, porém se o ganho de peso é resultado de maus hábitos alimentares como: consumo reduzido de frutas, verduras e legumes e, baixa ingestão de água, podem não ter uma boa saúde da pele, fator esse que contribui para o aparecimento de acnes. Portanto, não é o quanto se come e sim o que se come que pode desencadear a acne.

3)    Ter uma alimentação não saudável e tomar medicamentos para prevenção de espinhas traz resultados eficazes?
Não existem medicamentos para prevenção da acne e sim para o seu tratamento. Alguns indivíduos com caso grave de acne são orientados a, mesmo depois do tratamento, continuar fazendo algum tipo de tratamento de uso tópico para evitar o reaparecimento das espinhas. Quanto à alimentação, hábitos alimentares inadequados refletem negativamente na saúde da pele. Uma alimentação pobre em frutas e hortaliças, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e o consumo inadequado de água contribuem para o surgimento de espinhas. Mantendo uma pele saudável através de higiene adequada e de uma alimentação saudável rica em vegetais ajuda a evitar o aparecimento de acnes.

4)    Quais os alimentos mais indicados para ajudar na prevenção deste problema?
A vitamina A, presente em grande quantidade em alimentos como: mamão, manga, cenoura, laranja, abóbora moranga, couve manteiga, agrião e, a Riboflavina – vitamina B2, cujas principais fontes são: vegetais folhosos, cereais integrais, leite, queijo, gema de ovo, carnes, fígado, feijão, lentilha são nutrientes fundamentais para a saúde da pele. Além do consumo de frutas e hortaliças, para manter uma pele saudável, deve-se consumir 2 litros de água por dia, pois o líquido é responsável pela hidratação da pele. Portanto beber bastante água durante o dia e ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes previne o surgimento de espinhas. Quando surge na adolescência e não é intensa, dizemos que ela é fisiológica, ou seja, normal devido a alterações hormonais.

5)    A acne é problema hereditário?
Em parte, não há estudos que comprovem a hereditariedade da acne. Porém se observa que é comum o surgimento da acne em filhos de pessoas que tiveram acne na adolescência ou que permanecem com ela. Ou seja, filho de pais com acne tem chances maiores de desenvolverem o distúrbio de pele.

6)    Remédios é a melhor opção contra a acne?
Depende. A acne pode ser desencadeada por vários fatores. Cada pessoa deve ser avaliada particularmente para eliminar as causas. O tratamento também deve ser individual e feito, preferencialmente, por um médico dermatologista. Existem vários tipos de tratamento, que pode ser com medicamentos de uso tópico (pomadas, géis ou cremes) ou por medicamentos de uso oral. Vai depender também da intensidade da acne. É importante lembrara que nunca devemos “espremer” a acne.

7)    Stress, desânimo ou nervosismo agravam este problema?
Fatores emocionais podem ser sim agravantes, pois eles fazem com que nosso organismo libere alguns tipos de hormônios que facilitam o surgimento da acne.

8)    Como nutricionista, qual conselho você dá para quem quer evitar a acne?
Muito já se especulou sobre a influência da dieta na causa e no tratamento da acne, mas nenhum alimento foi comprovadamente envolvido. Maiores estudos precisam ser realizados. Portanto, para evitar o aparecimento de acne, além de manter uma boa higiene da pele, recomendo que se mantenha uma alimentação equilibrada rica em frutas, verduras e água (2 litros/dia). O ideal para manter uma alimentação saudável é se alimentar a cada 3 horas, de 5 a 6 vezes ao dia, reduzir o consumo de doces para, no máximo, duas vezes por semana, substituindo-os por frutas e, de frituras para, no máximo, uma vez por semana, preferindo alimentos grelhados, cozidos ou assados, optar por carnes magras e diminuir o sal usado na alimentação.









Melissa Lenz Froehlich

CRN: 6006 d

1)    A acne é considerada um problema de saúde?

A acne é uma condição inflamatória crônica da unidade pilos sebácea, doença considerada extremamente comum que geralmente tem início na puberdade. Os hormônios são responsáveis pela maior parte dos casos de acne.

2)    As pessoas acima do peso são mais propensas a ter espinhas?

Pessoas com excesso de peso não são mais propensas a desenvolverem maior número de acne, porém se ingerido alimentos não saudáveis como frituras e doces com frequência, irá sim ter um aumento relevante na piora da acne.

3)    Ter uma alimentação não saudável e tomar medicamentos para prevenção de espinhas traz resultados eficazes?

 Os dermatologistas afirmam que fatores como dieta e estilo de vida não causam diretamente a acne. Ainda assim, os pais e mesmo algumas revistas próprias para adolescentes mantêm vivo o mito de que comer chocolate, batata fritas, doces e outros alimentos ricos em gorduras podem resultar em acne. O que acontece é que com esses alimentos a acne pode piorar, mas somente a alimentação não provoca a acne. Vários medicamentos também podem causar a acne.

4)    Quais os alimentos mais indicados para ajudar na prevenção deste problema?

 As vitaminas A e C são importantes para a constituição e manutenção de uma pele saudável. Para isso é necessário uma dieta que conte com no mínimo cinco ou mais porções de vegetais e frutas frescas por dia, sendo importante que uma dessas seja uma fruta cítrica que é laranja, limão ou bergamota. No grupo dos vegetais podemos citar rúcula, couve, alface, agrião, salsa, rabanete, couve-chinesa, radie, beterraba, cenoura, abobrinha, berinjela entre outros.
            Acredita-se que as vitaminas do complexo B diminuem a produção de sebo da pele, deixando a pele menos oleosa. Essas vitaminas são encontradas no feijão, lentilha, arroz, carnes magras, pão integral, gergelim, linhaça, moranga, e outros legumes. Esses alimentos também fornecem boas quantidades de zinco, um sal mineral importante para a saúde da pele.
            Assim para evitar crises de acne é importante uma alimentação saudável que tenhas muitas verduras e frutas todos os dias e também é fundamental tomar muita água, no mínimo 2 litros por dia.
           

5)     A acne é problema hereditário?
 Como os casos mais graves de acne tendem a ser genéticos, suspeita-se que a hereditariedade desempenhe um papel na sua causa.

6)    Remédios. É a melhor opção contra a acne?

Algumas pessoas tentam através da automedicação controlar a acne com doses elevadas de suplementos vitamínicos, um procedimento que pode piorar o estado da pele com acne.

7)    Stress, desânimo ou nervosismo agravam este problema?

O estresse normalmente desencadeia a acne, geralmente pela alteração dos hormônios. Assim, as alterações dos hormônios podem estimular os desejos por alguns tipos de alimentos, especialmente chocolates e outros doces. Como consequência, a pessoa com acne pode achar que por te comido muito chocolate e doces está com acne e não se dar conta que o motivo é o estresse, o verdadeiro culpado pela acne e pela gula de comer muitos doces.
           
8)    Como nutricionista, qual conselho você dá para quem quer evitar a acne?

 Uma pele sem acne e bonita precisa de uma boa saúde geral. Isso exige não apenas uma dieta balanceada, como também exercícios físicos, uma boa noite de sono e evitar alguns hábitos prejudiciais, como o cigarro e a exposição excessiva ao sol.


2 comentários: