quinta-feira, 22 de maio de 2014

Acne Vulgar

Acne vulgar é uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Ela afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula formando comodões abertos (cravos pretos)  que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
A acne vulgar não é contagiosa. A doença se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.

Dr. Drauzio Varella.




Desculpem-nos. Sem querer excluímos a primeira publicaçao do blog, mas aí está ela novamente.

Uso de ácidos no tratamento da Acne

Ácido salicílico

ácido salicílico é muito utilizado pela sua ação queratolítica, ou seja, ele é capaz de romper ligações queratínicas da pele, levando a seu afinamento e aliviando cicatrizes e rugosidades. Por seu efeito esfoliante, ele também é coadjuvante no tratamento da acne, dermatite seborreica - doença que causa vermelhidão e descamação da pele e, que quando afeta o couro cabeludo, é chamada de caspa -, além de doenças que causem com espessamento da pele, como a psoríase. 

Ácido azelaico

"O ácido azelaico é muito utilizado para o tratamento da acne, principalmente por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias", explica Ricardo Limongi. "Além disso, essa substância também é despigmentante, ou seja, clareia manchas, o que o torna uma ótima recomendação para as acnes que deixam a pele manchada". 

Ácido retinoico

"O ácido retinoico (ou tretinoína ou vitamina A ácida) é considerado padrão ouro no tratamento da acne grau 1 - que apresentam-se como cravos inflamados - e do fotoenvelhecimento, com evidências científicas muito sólidas de sua eficácia", explica Ricardo Limongi. "Por suas propriedades de afinar a pele e por aumentar a renovação celular, pode realmente produzir resultados terapêuticos espetaculares". 
Ácido glicólico
O ácido glicólico também diminui o espessamento da pele, e é muito utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, acne e estrias. É uma alternativa menos irritante ao ácido retinoico. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20%, preparado em formulações manipuladas nas mais diversas concentrações ou utilizado no consultório para peelings químicos até 70%. 

Ácido mandélico

O ácido mandélico é encontrado em dermocosméticos, também pode ser preparado em formulações manipuladas e, mais raramente, utilizado para realização de peeling químicos em consultório. "Sua principal ação é despigmentante: é indicado essencialmente no tratamento do melasma, isolado ou associado a outras substâncias com a mesma ação", explica Ricardo Limongi. "É menos eficaz que o glicólico, por isso menos utilizado e indicado essencialmente para pacientes que não toleram bem o glicólico". 

Informaçoes obtidas no blog minhavida. Para ter mais informaçoes acesse o blog: http://www.minhavida.com.br/

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Acne na Gravidez




A gestação é uma fase de profundas alterações hormonais, metabólicas e vasculares e, como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças. Mas, dá para manter seu vigor e beleza

Os médicos são unânimes: a acne na gravidez costuma ser de evolução imprevisível. Apesar de ocorrer uma hiperatividade das glândulas sebáceas nesse período, o problema não é frequente. Pelo contrário, algumas mulheres chegam a relatar melhora nas condições da pele. Isso se deve ao fato de a doença ser multifatorial, ou seja, um conjunto de  aspectos hereditários, genéticos e hormonais é que determinam a predisposição da mulher a apresentá-la.



por: Bebe.com



Algumas conclusoes: Acne



Sabemos que, na maioria dos casos, a acne é provocada pelos hormonios e má alimentaçao.

 O chocolate, as batatas-fritas e as nozes por si só, nao causam espinha, somente ajudam na piora da mesma.
Não existem medicamentos para prevenção da acne e sim para o seu tratamento.
Fatores emocionais podem ser agravantes, pois eles fazem com que nosso organismo libere alguns tipos de hormônios que facilitam o surgimento da acne.